Sabemos que o desejo de todo empreendedor é impulsionar seu negócio.

Em um mundo cada vez mais digital, a internet é a principal ferramenta para erguer a sua empresa.  

E é aí que surge a dúvida: o que é mais vantajoso para o meu negócio, e-commerce ou marketplace? Antes de tudo é preciso entender a diferença entre eles. 

O e-commerce é uma loja online própria, totalmente exclusiva da marca. O marketplace, por outro lado, funciona como uma espécie de shopping virtual, onde várias lojas vendem seus produtos. Esses dois formatos de venda online guardam suas próprias características, positivas e negativas. No post de hoje vamos explicar as principais diferenças entre marketplace e e-commerce. 

E-commerce X Marketplace

INVESTIMENTO (de tempo e dinheiro) 

Todo mundo sabe que é preciso investir para impulsionar um negócio. E não é diferente na internet. No e-commerce é necessário criar a plataforma, desenvolver a loja online (layout, padrão visual, tipografia) e verificar a ferramenta de pagamentos. Além disso, para a loja funcionar é preciso elaborar a operação de negócios: atendimento dos clientes (que pode ser feito pela própria ferramenta, e-mail ou telefone), transporte dos produtos (frete grátis ou não, embalagens diferenciais ou não)… todas essas questões precisam ser definidas. Já o marketplace tem toda a infraestrutura e planejamento de vendas montados. O seller (lojista que vende nesse canal) precisa apenas se cadastrar. O modelo de negócio do marketplace é por meio de custo por aquisição, ou seja, o comissionamento varia de 12% a 16%, dependendo da plataforma e da categoria do produto. Apesar de não ser uma margem baixa, o seller só paga se vender.

TRÁFEGO

A próxima etapa é alcançar um público amplo. Quem está montando o seu próprio e-commerce deve investir em uma boa campanha para gerar engajamento. Muitas vezes é preciso contratar uma equipe especializada para ter resultados mais rápidos. Nesse aspecto o marketplace pode se tornar vantajoso: dependendo do tamanho da plataforma é possível produzir um grande tráfego de visitantes. Por isso ele pode ser considerado um verdadeiro aliado para seus lojistas: ele é “a ponte” do primeiro contato do seller com clientes.

MARKETING

Por outro lado, no e-commerce o marketing é todo voltado para a empresa. O empresário investe a quantia que quiser, da maneira que quiser – e ganha visibilidade somente para a sua marca. Geralmente o marketplace faz a publicidade para a própria plataforma, não para seus fornecedores. Porém, essa ferramenta pode ser um excelente forma de se avaliar quanto aos concorrentes. Com uma simples pesquisa pela plataforma o lojista consegue se comparar quanto à avaliações positivas, preços acessíveis e boas ofertas – e, com isso, melhorar sua estratégia de venda.

MANUTENÇÃO

Quem tem o seu próprio e-commerce precisa estar muito atento quanto ao funcionamento da plataforma. Os famosos “bugs” podem prejudicar a imagem da empresa e afastar clientes. Além disso, é necessário sempre cuidar da segurança do site para evitar fraudes e hackers – por isso é recomendável ter uma equipe especializada em tecnologia. Quem investe no marketplace não precisa se preocupar com esses aspectos, já que isso é responsabilidade da própria plataforma.  

Bom, deu pra perceber que ambas estratégias de vendas têm seus prós e contras. A principal dica para quem está se preparando para entrar no mercado online é ESTUDAR e AVALIAR. Para aqueles que decidirem investir exclusivamente em e-commerce, a Otimicar deseja todo o sucesso! Já quem decidir seguir pelo caminho do marketplace, saiba que podemos te ajudar. Olha só as vantagens de fazer parte do nosso time:

Mapeamos hábitos de consumo dos usuários;

Ofertamos produtos e serviços de maneira exclusiva, na hora em que o usuário precisa;

Fazemos a comunicação de 1 para 1, ou seja, totalmente personalizada por tipo de perfil de cliente.

Ah! Caso você esteja se perguntando, sim, é possível fazer vendas pelo marketplace e pelo e-commerce! As duas ferramentas podem se complementar: quanto maior a variedade e quantidade de canais de vendas, maior será o faturamento da empresa!

Conte com a Otimicar para te ajudar!